O GRUPO ENTREPOSTO
O Grupo Entreposto representa actualmente em Portugal 16 marcas automóveis espalhadas por todo o país, de norte a sul, com uma centralização particular no Algarve, Setúbal, Almada, Grande Lisboa, Santarém, Leiria, Aveiro, Viseu e Grande Porto.
Origens históricas
O Grupo Entreposto tem as suas origens em Moçambique, na primeira metade do século passado, com a constituição e desenvolvimento de um conjunto de empresas, nos sectores agro-industrial e comercial, com um núcleo comum de accionistas.
Em 1967 o mesmo núcleo de accionistas investe em Portugal no sector automóvel e de máquinas, fundando em Lisboa o Entreposto Comercial de Automóveis, SARL, empresa que se irá dedicar à importação, montagem e comercialização de veículos automóveis do fabricante japonês Datsun-Nissan, bem como dos tractores David Brown.
Orientou-se a sua actividade para um modelo que consistiu em importar, distribuir e reservar para si as áreas mais importantes do retalho automóvel onde atingiu nessa marca cerca de 70%. Iniciando as vendas ainda em 1968, conheceu rápido período de expansão, o que o conduziu a equacionar o problema da montagem (então obrigatória para além dos 75 veículos por ano), operação que se veio a efectuar, em Setúbal, primeiro, na Movauto, em sociedade com os representantes das marcas Peugeot e Mercedes, que o Grupo representava e ainda hoje representa em Moçambique, depois, sozinhos, a partir de 1972, no Entreposto Industrial, no qual se forma a maior linha de montagem de automóveis em Portugal, empresa que está hoje transformada num operador logístico não exclusivo ao sector automóvel.
Em 1974 no Brasil, no Estado do Maranhão, depois de uma primeira experiência industrial, é criada a Alpha, empresa que começa por se dedicar ao negócio de comércio e reparação de máquinas agrícolas.
Em 1975 em Espanha é tomada uma posição de controlo em duas sociedades do sector Distribuição Alimentar.
À distribuição da Nissan em 1967, junta-se mais tarde a da Subaru e em 1996 a da Hyundai. E o Grupo reforça a sua presença no sector automóvel, desenvolvendo em simultâneo as actividades da distribuição e do retalho.
O negócio de máquinas agrícolas e industriais consolida-se em 1984, com a autonomização desta actividade mediante a constituição do Entreposto Máquinas. E também nesta altura com a constituição de empresas exclusivamente vocacionadas para o negócio de retalho automóvel, o Entreposto Comercial fica reduzido à importação e distribuição dos produtos Nissan.
Entretanto a actividade no retalho automóvel cresce, através dos concessionários, e o Grupo estende os seus negócios à logística, sistemas de informação e imobiliário.
A expansão no retalho automóvel
A partir de 2003, com efeitos que se prolongam no ano seguinte e continuarão nos próximos anos, o Grupo Entreposto inicia um processo sistemático de expansão da sua actividade de retalho automóvel, fazendo dele o seu “core business”, autonomizando o negócio Porcshe numa empresa própria e juntando às marcas já detidas – Nissan (1967), Subaru (1984), Hyundai (1996), Audi (1988), VW (1988) e Skoda (1998) – as representações da Mazda e da Seat (2003), e em 2004 a Renault, Fiat, Lancia, Alfa Romeo e Opel, em 2005, a Ford e em 2006 a Peugeot.
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